Segunda à Sexta: Das 08H às 11H30Min. Das 13h às 16H30Min.
Segunda à Sexta: Das 08H às 11H30Min. Das 13h às 16H30Min.

NOSSA CIDADE / Defesa Civil

Dados da Defesa Civil do Município

Posto de Bombeiro Comunitário

Criada na administração 2005-2008, a Defesa Civil de Cruzeiro do Oeste é responsável pelas ações preventivas, de socorro, assistências e recuperativas em favor da coletividade. Sua ação tem foco principal na preservação moral e no bem-estar da população, quando da ocorrência de acidentes decorrentes de fenômenos naturais ou não.


Saber o que fazer e o como fazer em situações de emergência é importante para garantir a segurança das pessoas. Mas, o mais importante é saber como evitar que os acidentes aconteçam. Veja algumas orientações do Corpo de Bombeiros:

Choque elétrico

Você sabia que um choque elétrico pode matar? Aprenda a evitá-lo:

1) Nunca mexa na parte interna das tomadas, seja com os dedos ou com objetos (tesouras, agulhas, facas, etc.).
2) Nunca deixe as crianças brincarem com as tomadas. Vede todas as tomadas com protetores especiais ou um pedaço de esparadrapo largo.
3) Ao trocar lâmpadas, toque somente na extremidade do suporte (de porcelana ou plástico) e no vidro da lâmpada elétrica. Se possível, desligue a chave geral antes de fazer a troca.
4) Nunca toque em aparelhos elétricos quando estiver com as mãos ou o corpo úmidos.
5) Não mude a chave de temperatura do chuveiro elétrico com o corpo molhado e o chuveiro ligado.
6) Mantenha os aparelhos elétricos em bom estado. Mande para uma oficina especializada sempre que apresentarem problemas ou causarem pequenos choques.
7) Verifique sempre os fios elétricos que ficam à vista. Com o tempo, sua capa protetora se desgasta. Nunca deixe um fio elétrico descoberto.
8) Instale o fio terra em chuveiros.
9) Ao manusear objetos metálicos, tenha cuidado para que não esbarre em nenhum cabo elétrico aéreo.
10)  Nunca pise em fios caídos no chão. Principalmente se a queda foi conseqüência de uma tempestade.
11) Não sobrecarregue a rede elétrica com eletrodomésticos. Não use T (benjamim ou extensão) para ligar mais de um aparelho na mesma tomada.
12) Revise periodicamente (de preferência uma vez por ano) a rede elétrica de edifícios, apartamentos e casas para mantê-la em perfeito estado.
11)  Não deixe crianças empinar pipas em locais onde houver cabos elétricos.


Envenenamento doméstico


Crianças até cinco anos são as maiores vítimas de intoxicação acidental e as estatísticas revelam que a principal causa de intoxicação domiciliar são os medicamentos. Por isso, guarde cuidadosamente todo tipo de remédio, além dos produtos potencialmente tóxicos (como produtos de limpeza e inceticidas), em locais fechados com chave ou elevados, que fiquem longe da curiosidade infantil. Logo após o uso, feche bem as embalagens.

Em caso de ingestão:
- Identifique o produto ingerido;
- No caso do produto ter embalagem, procure nela informações sobre os procedimentos a serem adotados;
- Provoque o vômito somente quando for recomendado. Uma técnica para provocar vômito é dar café com sal à vítima;
* Jamais provoque o vômito em pessoa desmaiada ou em convulsão ou quando o produto ingerido for soda cáustica, inseticida, detergente, querosene, gasolina, ácido ou qualquer produto corrosivo que possa causar queimaduras. Nunca dê bebida alcoólica para um intoxicado;
- Guarde a embalagem, restos da substância ou material vomitado para facilitar a identificação pelo médico;
- Em caso de contato com a pele ou olhos, lave com água corrente.
- Após os primeiros-socorros, procure ajuda médica, levando a vítima e a embalagem do produto causador da intoxicação.


Queimada de lixo urbano ou resíduos


Não queime lixo ou resíduos, além de ser proibido por lei, agrava o quadro de poluição já existente, causando problemas ao meio ambiente, além de doenças respiratórias nas pessoas.
Cuidado! Essas queimadas podem tomar grandes proporções e atingir construções vizinhas. Já imaginou se atingem um botijão de gás? Ou a rede elétrica?
O lixo deve ser armazenado adequadamente para ser recolhido pelos garis. Lixo jogado em local impróprio causa proliferação de pragas, sujeira nas ruas, entupimento de bueiros, doenças, entre outros danos.
DICA: Separe o material reciclável do lixo doméstico para diminuir o acúmulo desse tipo de lixo nos aterros.


Crianças


As crianças não têm noção de perigo. Você que deve protegê-las!

ATROPELAMENTO: Todo cuidado é pouco quando a criança estiver brincando com uma bola: ela pode correr em direção da rua distraidamente para buscá-la. Ensine-a a tomar os devidos cuidados, como olhar para os dois lados para verificar não há nenhum veículo em movimento.

QUEDA: Quando for trocar fraldas ou roupas, jamais deixe a criança desacompanhada sobre móveis, cama, sofá, etc. Somente o berço ou o cercadinho podem ser considerados seguros.
As escadas devem permanecer cercadas e as portas travadas com um peso ou presilha.

AUTOMÓVEL: Ao andar de automóvel, use a cadeirinha infantil apropriada para a idade/peso. Nunca deixe a criança no banco dianteiro e, caso seja realmente necessário levá-la no colo, sente-se sempre no banco traseiro.
Em viagens prolongadas, não deixe de oferecer líquidos a criança.

AFOGAMENTO: Não permita que a criança brinque sozinha no banheiro ou próxima de objetos que contenham líquidos, como baldes, bacias e até mesmo a banheira, pois o afogamento não é o único problema: um simples mergulho com aspiração de água até os pulmões pode provocar seqüelas.
Em balneários, praias e piscinas, jamais deixe criança sozinha. Para quem não souber nadar, a água não deve ultrapassar a linha do umbigo.

QUEIMADURA: Verifique a temperatura da água antes de colocar um bebê no banho. A pele é mais sensível do que a dos adultos.
Não permita que criança fique próxima de churrasqueiras, fornos e ferro de passar roupa quente. Ao cozinhar, mantenha as panelas com os cabos para o interior do fogão e, quando tiver que sair de perto, não utilize as chamas externas, pois, a criança pode balançar o fogão e causar um grave acidente.
Criança não deve brincar com fósforos, líquidos inflamáveis, velas ou outros objetos que possam provocar fogo. Nunca deixe uma criança sozinhas trancadas em casa.

INTOXICAÇÃO: Remédios, produtos químicos, de limpeza e venenos devem ser colocados fora do alcance de criança. De preferência em um armário elevado e trancado. Em caso de ingestão, procure imediatamente um médico levando junto o frasco do produto ingerido.

E AINDA...
Não deixe ao alcance de criança objetos pesados, cortantes ou pontiagudos, como tesoura, agulha e facas. Objetos pequenos, como moedas ou botões devem ser guardados em locais seguros, pois são fáceis de serem engolidos.
Jamais deixe ao alcance de criança sacos plásticos ou impermeáveis, pois a criança pode colocá-los na cabeça e sufocar-se.

Incêndio florestal


No Tocantins, o trabalho de combate a incêndio florestal tem como principal objetivo preservar a vida humana e o meio ambiente.
O Corpo de Bombeiros atua, juntamente com o Naturatins, Cipama e Ibama no combate aos focos de calor, além de desenvolver ações que visam conscientizar a comunidade sobre os prejuízos causados pelas queimadas descontroladas.

PREVENÇÃO

Jamais jogue tocos de cigarros acessos às margens de estradas ou rodovias;
Evite utilizar o fogo em áreas agrícolas, inclusive para o melhoramento de pastagens ou para limpar a terra para o plantio;
Se for inevitável o uso do fogo, faça apenas a queimada controlada, dentro das recomendações dos órgãos ambientais. Além de ser legal, ela pode evitar o surgimento de um incêndio florestal;
Mesmo que não vá colocar fogo em sua propriedade, faça aceiros em sua volta, para evitar que o fogo de outras áreas chegue até ela. Os aceiros devem ser feitos de acordo com a vegetação existente: mais largos em casos de matas densas ou árvores com copas;

COMBATE

Para evitar que o fogo se propague, é importante que o combate seja iniciado assim que o foco for detectado. Neste caso, a atuação das brigadas civis ou vinculadas às defesas civis municipais é muito importante.
Nas cidades de Palmas, Gurupi e Araguaína, acione o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, logo que o foco for detectado. Os bombeiros farão um levantamento da situação, bem como saberão quais as técnicas necessárias para eliminar o fogo.
Equipamentos agrícolas, como máquinas, enxadas, enxadões e motosseras podem ser usados para abertura de aceiros.
Uma sugestão é que os fazendeiros viabilizem cursos de capacitação de combate a incêndio para os próprios funcionários. O Grebom, Associação dos Bombeiros, oferece esse treinamento para empresas privadas.