Segunda à Sexta: Das 08H às 11H30Min. Das 13h às 16H30Min.
Segunda à Sexta: Das 08H às 11H30Min. Das 13h às 16H30Min.

PROJETO ANIMAL

Estado promove castração gratuita em Cruzeiro do Oeste

Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Última Modificação: 15/03/2021 16:09:06 | Visualizada 250 vezes

O objetivo é esterilizar 231 animais domésticos na cidade, durante cinco dias de ação. O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos passou por mais de 40 municípios paranaenses. A meta &eac


Ouvir matéria

Equipes do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos estarão em Cruzeiro do Oeste, entre os dias 19 e 23, próximos, e irão castrar 231 animais domésticos no município. O Programa foi desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, por meio do Instituto Água e Terra, em parceria com as prefeituras.  

A ação será concentrada na Escola Municipal Nísia Floresta, Rua Doutora Maria Tiger, 410 – Centro. O acesso será pelo portão localizado no fundo do prédio da unidade escolar. As inscrições para atender as 231 vagas disponíveis já foram encerradas. O cadastramento realizado nesta semana é apenas para o cadastro de reserva.

A prefeita Helena Bertoco explica que as equipes estão em parceria com a Sedest para garantir o bom andamento da ação no município. “Estamos trabalhando de maneira organizada, em conjunto com o pessoal de castração do Estado, para que as famílias e seus animais tenham um atendimento de qualidade, com todos os cuidados relacionados às medidas restritivas em decorrência da pandemia”, disse.

O médico veterinário da Prefeitura de Cruzeiro do Oeste, Paulo Victor Buck Mello, enfatiza a importância de os inscritos ficarem atentos quanto à conduta pré-operatória e o distanciamento no local de castração. “Cuidados com os animais que precisam estar em jejum e com as pessoas no local, mantendo o distanciamento necessário, evitando aglomeração”.

Os animais precisam estar em jejum, que é informado no momento da inscrição. O Governo do Estado está oferendo uma grande oportunidade de frear o aumento da população de animais domésticos nas ruas do município e não podemos perder por desatenção ou negligência com jejum”, concluiu o servidor, ressaltando a parceria entre a prefeita Helena Bertoco e o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.

PROGRAMA - A iniciativa é inédita no país e envolve um investimento de R$ 2,4 milhões, oriundos de verbas parlamentares e da Sedest nos municípios onde não houve destinação de emendas dos deputados. A ação Iniciou em 2019 e somente no ano de 2020 foram castrados mais de 11 mil animais em 34 cidades do interior do Estado. A meta é chegar em 45 municípios até março de 2021.

O objetivo do governo estadual é auxiliar prefeitos na contenção do aumento populacional de animais domésticos, nas ruas de cidades do interior do Paraná, e oferecer oportunidade para que famílias de baixa renda esterilize seus cães e gatos, gratuitamente. A castração evita as ninhadas indesejáveis, mais suscetíveis ao abandono, e a proliferação de zoonoses. Com o Programa, a Sedest promove a integração da saúde humana e do animal ao meio ambiente, conhecido como Sistema de Saúde Única.

PROCEDIMENTO - Antes da cirurgia, os pets passam por uma avaliação clínica. É fundamental que os tutores não omitam informações para a segurança do animal. Se não estiverem bem de saúde e em jejum, não poderão ser castrados. Presença de diarreia ou qualquer outra manifestação patológica é impeditivo para a realização da cirurgia.

Cães adultos deverão estar em jejum de 8 horas – de água e comida – e os filhotes de 4 horas. Para os gatos o jejum é de 6 horas, apenas para alimentos. Neste caso (para os gatinhos), é permitido dar água. Os animais deverão, ainda, estar limpos e alojados em locais confortáveis e ventilados.

Além da castração, as famílias recebem a medicação para o pós-operatório, sem nenhum custo, e toda a orientação de como proceder com vacinação e demais cuidados para ter um animal saudável em casa. Os animais deverão estar em jejum e em bom estado clínico para o procedimento cirúrgico.

*Política pública ao alcance da população*

O secretário Marcio Nunes é um dos mais entusiasmados com o programa que num segundo ciclo, deve chegar a mais 69 municípios. “É uma política pública com um leque diversificado de benefícios”, enfatiza. “Ao diminuir o número dessa população nas ruas – impedindo novas ninhadas – também reduzimos os problemas causados pelo quadro registrado em todas as regiões”.

Animais soltos nas ruas rompem sacos de lixo em busca de comida, ficam expostos a atropelamentos e a transmissão de zoonoses. Para o cidadão, existem as vantagens de evitar crias não desejadas, mordidas, brigas, fugas, uivos noturnos, cheiro forte de urina e problemas com vizinhos. Os animais ficam mais saudáveis, com maior expectativa de vida, além de serem mais vigilantes e companheiros.

A esterilização ainda traz outros benefícios. Entre os machos, evita o câncer de testículo, próstata e doenças venéreas. Nas fêmeas, elimina os cios a cada seis meses; previne câncer de mama e de ovário; infecções uterinas; gestação psicológicas, morte no parto e pós-parto e enfraquecimento dos ossos. Além disso, o animal castrado tem melhor qualidade de vida.

Estima-se que um casal de animais pode gerar sucessivas ninhadas num período de dez anos. Com duas crias por ano – dois a oito filhotes cada – em cinco anos nascerão 12.680 animais. Em uma década, esse casal terá colocado cerca de 80 mil animais no ambiente.

Veja abaixo a relação de municípios contemplados nesse primeiro ciclo:

Mariluz (385), Foz do Iguaçu (553), Campo Mourão (553), Corumbataí do Sul (316), Luiziana (379), Araruna (190), Engenheiro Beltrão (379), Alto Paraná (184), Paranavaí (553), Cambira (151), Jandaia do Sul (166), Apucarana (277), Sarandi (277), Maringá (277), Mamborê (379), Quarto Centenário (505), Janiópolis (316), Peabiru (553), Terra Boa (631), Flórida (139), Borrazópolis (360), Bituruna (56), Capanema (166), Colombo (360), Imbituva (111), Itaperuçu (553), Matelândia (139), Pinhais (553), Piraquara (277), Santo Antônio do Sudoeste (139), São José dos Pinhais (553), São Miguel do Iguaçu (719), Alto Paraíso (231), Alto Piquiri (385), Altônia (308), Cruzeiro do Oeste (231), Esperança Nova (154), Guaíra (462), Icaraíma (308), Iporã (308), Maria Helena (231), Perobal (231), Pérola (385), Santa Isabel do Ivaí (231) e Tapejara (462).

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Márcio Nunes

 Galeria de Fotos

 Veja Também