Segunda à Sexta: Das 08H às 11H30Min. Das 13h às 16H30Min.
Segunda à Sexta: Das 08H às 11H30Min. Das 13h às 16H30Min.

NOSSA CIDADE / Origem do Nome

Origem do Nome do Nosso Município

Existem várias versões sobre a origem do nome Cruzeiro do Oeste. Segundo os primeiros moradores, a denominação de Cruzeiro do Oeste teria sido inspirada pelo fato do local escolhido para a localização da cidade, o cruzamento da Estrada Boiadeira com o picadão da Estrada de Ferro.

Há também, a versão do desembargador Edmundo Mercer Junior, a origem do nome Cruzeiro do Oeste estaria ligada ao fato de existir neste local uma cruz, onde fora enterrado um dos picadeiros que acompanhava a expedição que viera para demarcar a Estrada Boiadeira, chefiada por seu pai, Edmundo Mercer.

Tem maior embasamento histórico a versão de Antonio Amado Noivo que afirma ter o nome do município se originado por volta de 1946 quando o capitão Renato de Mello, acampado nas proximidades do atual Hotel Presidente, solicitou a um de seus picadeiros que procurasse água. Este encontrou-a num regato próximo ao atual Fórum.

Para demarcar o local, colocou ali uma seta indicativa em forma de uma cruz. Neste mesmo local encontrou o picadão da Estrada Boiadeira, que serviu para facilitar o caminho de volta ao acampamento. Essa cruz tornou-se um ponto de referência para os tropeiros, que combinavam encontrar-se nesse local, conhecido como “Cruzeiro’’. Usado por muitos, consolidou-se como Cruzeiro. Posteriormente passou a chamar-se Cruzeiro do Oeste para diferenciar de outros municípios denominados Cruzeiro.