ÚLTIMAS NOTÍCIAS / AGRICULTURA

Prefeita garante recurso para instalação de energia solar na AFRUHCO

Quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Visualizada 42 vezes


Na manhã desta quinta-feira (17), a prefeita Helena Bertoco reuniu-se com os representantes da AFRUHCO (Associação dos Fruticultores e Hortifrugranjeiros de Cruzeiro do Oeste), Pedro Marangoni e Elcio Rodrigues da Silva, juntamente com o Chefe do Núcleo Regional da SEAB, José Antônio Andrade Duarte, e o Gerente Regional do IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural), José Jaime de Lima, para anunciar a conquista de um recurso na monta de R$ 393.288,90, destinado à implantação de Sistema de Energia Elétrica Solar (fotovoltaica) na sede da AFRUHCO.

O alto consumo de energia é um dos principais fatores que corroboram para um alto custo de produção na agricultura, tendo em vista que as atividades que requerem processos de refrigeração e congelamento percebem um grande consumo de energia elétrica.

As custas auferidas pela Associação com energia elétrica é de cerca de 145,3 mil reais, ano-safra. A substituição parcial da matriz energética pelo sistema de energia solar, reduzirá o custo em cerca de 80% a 90%, barateando as custas com insumos, possibilitando a implementação de uma matriz energética mais sustentável para a associação, com a utilização de energia limpa, que impacta diretamente na preservação do meio ambiente.

O recurso faz parte do Programa COOPERA PARANÁ do Governo do Estado através da SEAB, que foi viabilizado através do trabalho articulado entre a prefeita Helena Bertoco, o deputado estadual Marcio Nunes e o secretário de estado da agricultura, Norberto Ortigara, o qual proporciona um grande incentivo no setor agrícola do Município.

“O trabalho na elaboração de projetos viáveis, de forma ágil e eficiente, tem garantido a conquista de verbas em nossa gestão, que estão sendo investidas para desenvolvimento do nosso Município em todas as áreas, viabilizando que neste momento, possamos estar investindo nesse setor tão importante que é a agricultura”, ressaltou a prefeita Helena.

A perspectiva é que em até 12 meses o sistema já esteja integralmente em operação.

Estiveram, também, presentes na reunião o vice-prefeito Osvaldo Farinazzo, o secretário de agricultura, Edélcio Delquiqui, o coordenador de programas de agricultura e meio ambiente, Thiago Silva e o Chefe de Gabinete, José Carlos Gigante André.

Fonte:  Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias