• IPTU VERDE últimos dias
    O IPTU Verde é um desconto no IPTU concedido aos proprietários de imóveis urbanos que desenvolvam ações voltadas para a preservação ambiental
  • Farmácia Municipal é inaugurada
    Conveniada com o programa Paraná Medicamentos, a Farmácia representa uma economia de quase 300% com gastos em remédios e insumos hospitalares
  • Aberto o Imposto I.T.R
    A Secretaria de Agricultura Comunica aos proprietários (as) de imóveis rurais do Município de Cruzeiro do Oeste que está aberto o ITR 2018.
  • Outubro Rosa
    A campanha Outubro Rosa, dá sequência, nesta terça-feira (02), às atividades de prevenção e educação para a saúde da mulher.
Notícias
Primeira roda de conversa #ElasSim

Na última terça-feira (30) aconteceu a primeira Roda de Conversa #ElasSim - Uma Luta a favor da vida” em Cruzeiro do Oeste. Organizado pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), com apoio da Secretaria de Assistência Social e Prefeitura Municipal, o evento foi realizado na AMOJAC (Associação de Moradores do Bairro Jardim Cruzeiro).
 

O tema central da conversa, que também contou com a advogada Lázara Cristina da Silva como convidada, foi feminicídio. “Toda perseguição e morte intencional de pessoas do sexo feminino, assassinato de uma mulher pela condição de ser mulher motivado por ódio, desprezo ou perda de controle, são classificados como feminicídio”, explicou a advogada.
 

“Tivemos essa iniciativa porque só esse ano já atendemos 29 casos de violência contra a mulher, e em nossa cidade já houve 4 feminicídios no mesmo período, então é importante vir até a comunidade falar sobre o assunto, conscientizar e buscar formas de prevenção” explica Thais Oliveira, coordenadora do CREAS.

 

Outro assunto discutido a partir do tema foi o papel da sociedade em situações de violência. Participantes da conversa concordaram que vizinhos, parentes e amigos não devem se omitir em relacionamentos abusivos, e sim denunciar toda violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação contra a mulher. Além do 180 (número emergencial da central de atendimento à mulher), existem órgãos públicos como o CREAS e mesmo a delegacia de polícia para realizar as denúncias e buscar amparo. Nesse sentido a Lei Maria da Penha é muito importante: qualquer pessoa pode registrar formalmente uma denúncia, e não apenas quem sofre a violência.
 

Ao final da conversa, participantes manifestaram a importância de ocorrer mais conversas como essa, já que é a violência é recorrente no cotidiano das mulheres.
 

Outras Notícias
+ Notícias
Agenda local
Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Oeste
Rua João Ormindo de Rezende, 686
CEP: 87400-000
Telefone: (44) 3676-8150
prefeitura@cruzeirodooeste.pr.gov.br
 
Webmail | Ouvidoria | Intranet | Sistema Saúde
Cidade Governo Serviços Transparência
Imprensa Fale Conosco
Localização
Histórico
Gabinete do Prefeito
Secretarias
Programas
Telefones
Agenda
Defesa Civil
Acesso à Informação
Legislação
Notícias
Fotos
Vídeos
Ouvidoria
Última Atualização: 19/11/2018