• IPTU 2019
  • Recadastramento Eleitoral
    Com o objetivo de garantir um sistema de votação verdadeiramente democrático e seguro, várias tecnologias têm sido desenvolvidas pela Justiça Eleitora
Primeira roda de conversa #ElasSim

Na última terça-feira (30) aconteceu a primeira Roda de Conversa #ElasSim - Uma Luta a favor da vida” em Cruzeiro do Oeste. Organizado pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), com apoio da Secretaria de Assistência Social e Prefeitura Municipal, o evento foi realizado na AMOJAC (Associação de Moradores do Bairro Jardim Cruzeiro).

O tema central da conversa, que também contou com a advogada Lázara Cristina da Silva como convidada, foi feminicídio. “Toda perseguição e morte intencional de pessoas do sexo feminino, assassinato de uma mulher pela condição de ser mulher motivado por ódio, desprezo ou perda de controle, são classificados como feminicídio”, explicou a advogada.

“Tivemos essa iniciativa porque só esse ano já atendemos 29 casos de violência contra a mulher, e em nossa cidade já houve 4 feminicídios no mesmo período, então é importante vir até a comunidade falar sobre o assunto, conscientizar e buscar formas de prevenção” explica Thais Oliveira, coordenadora do CREAS.

Outro assunto discutido a partir do tema foi o papel da sociedade em situações de violência. Participantes da conversa concordaram que vizinhos, parentes e amigos não devem se omitir em relacionamentos abusivos, e sim denunciar toda violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação contra a mulher. Além do 180 (número emergencial da central de atendimento à mulher), existem órgãos públicos como o CREAS e mesmo a delegacia de polícia para realizar as denúncias e buscar amparo. Nesse sentido a Lei Maria da Penha é muito importante: qualquer pessoa pode registrar formalmente uma denúncia, e não apenas quem sofre a violência.

Ao final da conversa, participantes manifestaram a importância de ocorrer mais conversas como essa, já que é a violência é recorrente no cotidiano das mulheres.