Município viabiliza atendimento dentário especial à pacientes com necessidades especiais

A Prefeitura Municipal, junto à Secretaria Municipal de Saúde e CEO (Centro de Especialidade Odontológica) começa a realizar atendimentos às pessoas com necessidades especiais físicas e mentais, em parceria com o Hospital Municipal.

“Esse é mais um passo que nossa gestão dá em direção ao aprimoramento da prestação de serviços públicos, e torná-los acessíveis à todas as parcelas da comunidade, independente de suas necessidades,” completa a Prefeita Helena Bertoco.

Muitos desses pacientes precisam de um anestesista, pois sem sedativos o atendimento é inviável. São gestantes com quadro de ansiedade, pacientes com síndromes, hipertensos, e outros.

Essa semana foi realizado o primeiro procedimento do tipo com um paciente diagnosticado com autismo, polarização mental que, dentre outros sintomas, apresenta inibição com a aproximação de pessoas. Ele foi levado até o Hospital para ser sedado, e só então ter a extração de dois dentes, pela equipe do CEO que o acompanhou.

O procedimento foi realizado através da equipe do CEO Municipal, Dr. Fernando de Almeida Nunes, e equipe do Hospital Municipal, com o anestesista Rogério Carvalho.

Segundo Marielso Staudt, coordenador do CEO, há, no mínimo, mais sete pacientes especiais para atendimento, que, por ser um serviço caro, é pouco acessível à maioria da população com necessidades especiais.