• IPTU 2019
  • Recadastramento Eleitoral
    Com o objetivo de garantir um sistema de votação verdadeiramente democrático e seguro, várias tecnologias têm sido desenvolvidas pela Justiça Eleitora
Raly de Hortifruticultura acontece no Bairro Boa Vista

Nesta quinta-feira (13) ocorreu no bairro Boa Vista o Rally de Hortifruticultura com a participação de 45 agricultores. O evento realiza visitas em diferentes lavouras, num período curto de tempo, para otimizar a experiência do agricultor com o aprendizado de novas possibilidades de cultivo.

A prefeita Helena Bertoco comenta a ação. “Tenho um grande respeito com nossos agricultores e trabalho para que o setor rural no nosso município se desenvolva, afinal, são os agricultores que produzem nossa comida, é nosso dever melhorar as condições de trabalho e crédito para eles,” disse.

Um dos destaques do evento foi a visita à uma plantação de palmito pupunha, onde o técnico da Emater de Cianorte, Edson Makami, explicou a viabilidade do cultivo na região. “A indústria local de palmito oferece garantia de compra da produção e assistência técnica ao produtor, através de um convênio com o Instituto Emater.” O técnico ainda salienta que o Palmito Pupunha se adaptou em nossa região, podendo gerar a renda de R$ 16 mil por hectare já no segundo ano de plantio, porém precisa de irrigação e adubação adequada para obter boas produções.

Uma lavoura de abacaxi também recebeu a visita dos agricultores; um condomínio de 5 produtores da fruta, que já estão há 10 anos no mercado, entregando a produção para cerca de 30 grandes clientes, e lucrando, em média, R$ 22 mil por hectare.

O que torna possível a viabilidade dessas produções é a parceria com o município, como explica Edélcio Del Quiqui, secretário de Agricultura. “O município quer incentivar a produção diversificada, fornecendo o preparo de solo, o esterco orgânico, subsidiando a muda, fazendo terraceamento, e, estendendo nossa parceria com a Emater, dando assistência técnica para os produtores,” explica.

O projeto piloto para a produção de hortaliças e legumes em estufas foi outro método de cultivo apresentado aos participantes. O projeto assegura qualidade e grande viabilidade econômica, custando R$ 15 mil, com pagamento em 10 anos.