Notícias
UAB de Cruzeiro do Oeste tem o melhor curso do Brasil

Alunos, professores e coordenadores do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Cruzeiro do Oeste estão comemorando o resultado da análise feita pelo Ministério da Educação, que mediu a eficiência dos 1.207 cursos de graduação à distância registrados pelo órgão. O sistema apontou o curso de Administração mantido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e disponível na UAB de Cruzeiro do Oeste como o melhor de todos, em todo o Brasil. Esse foi um dos 13 cursos de graduação à distância que receberam nota máxima do MEC. Ao tomar conhecimento do resultado, a coordenadora do polo da UAB, Maria Florinda Santos Risseto, o classificou como “um prêmio” pelo “grande esforço, investimentos e dedicação” que dão sustentabilidade a uma “eficiente política educacional no município”.
Os critérios de avaliação dos cursos de graduação à distância levam em conta a proposta educacional de ensino e aprendizagem, os sistemas de comunicação, material didático, avaliação, equipe multidisciplinar, infraestrutura de apoio, gestão acadêmico-administrativa e sustentabilidade financeira. O Enade (Exame Nacional dos Estudantes) também é considerado na avaliação do governo. Foram considerados os que obtiveram nota máxima 5 nos índices CPC (Conceito Preliminar do Curso), baseado na avaliação de documentos, e CC (Conceito de Curso), definido após avaliação in loco do curso por uma comissão do MEC.O sistema de pontuação é em ordem decrescente e dividido em cinco classificações: excelente (5), muito bom (4), suficiente (3). Cursos com nota abaixo de 3 são reprovados pelo MEC. Atualmente há 89 cursos EAD com nota 4 e 160 com nota 3. Outros 60 cursos foram reprovados pela avaliação do ministério.
NOVOS CURSOS
O curso de graduação em Administração da UAB de Cruzeiro do Oeste formou sua primeira turma, de 17 pessoas, no segundo semestre do ano passado. A segunda turma, com 32 alunos, ainda não concluiu o curso. Atualmente a o polo da UAB conta com 543 alunos nos cursos de Contábeis, Administração e Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Geografia e Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UFPG), História, Pedagogia e Administração Pública pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Especialização em Educação no Campo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Para os próximos meses, conforme Florinda Risseto, estão programados os cursos de Contábeis em Administração e Especialização em Controle de Gestão Pública pela UFSC, Letras com ênfase em Espanhol pela UEPG, Administração Pública e Pedagogia pela UEM e Especialização em Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde pela UEM, além de Gestão Pública Ambiental em convênio com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
 
Avanço em todos os níveis
O prefeito Valter Rocha classificou como “excelente” a posição o do curso de Administração do polo da UAB na avaliação do MEC. “Nós estamos fazendo um governo para todos e nesse contexto a educação é prioridade”, disse. Para Valtinho, “é muito gratificante” saber que Cruzeiro do Oeste consegue oferecer um curso de graduação superior com nível de excelência. Para ele, essa é uma demonstração muito clara da preocupação com a qual o governo municipal trata a educação pública.
Nos últimos anos têm sido extraordinários os avanços da política educacional no município, da educação infantil ao ensino superior. Na verdade, são reflexos dos investimentos contínuos que o governo municipal tem realizado, com efeitos imediatos na melhoria das condições de ensino e, principalmente, no nível de aprendizado dos alunos. Os últimos índices de desenvolvimento educacional medidos pelo Ministério da Educação apontam Cruzeiro do Oeste com um dos melhores níveis de aproveitamento dos alunos em sala de aula, quando comparados com os índices estadual e nacional.
Muitos aspectos contribuem para isto e entre eles estão as condições físicas das escolas e centros de educação infantil. Todas as unidades receberam melhorias, algumas ampliadas, outras reformadas.  Hoje a rede municipal está totalmente informatizada e contam com salas de informática. A frota de veículos da Secretaria Municipal de Educação foi ampliada e a merenda escolar também é de ótima qualidade. Por outro lado, o governo municipal também tem feito um grande esforço pela valorização dos profissionais da educação. E o grande destaque é, sem dúvida, a implantação e ampliação do ensino em tempo integral, que hoje já beneficia cerca de 60% dos alunos da rede municipal e a meta é estender esse sistema a um maior número de estudantes. Neste ano, de acordo com a secretária Lourdes Moreto, um dos desafios é a implantação do Sistema Aprende Brasil, da rede Positivo, na educação infantil. “É um projeto audacioso, mas eu acredito que, com uma equipe de educadores comprometidos, vamos ter sucesso”, afirma.
O prefeito Valtinho também não tem dúvidas de que novas conquistas surgirão. “Quando nós assumimos o compromisso de fazer um governo para todos, é claro que a educação pública é um dos focos principais, porque não se constrói um futuro decente sem uma educação de qualidade”, afirma. Para o prefeito, o país só conseguirá mudar e melhorar o seu panorama educacional quando todos estiverem convencidos de que isto precisa começar em casa, no município.  “Eu sempre digo que o meu sonho é fazer com que Cruzeiro do Oeste tenha uma educação de excelência, em todos os níveis, mas eu sei também que apesar de tudo o que já fizemos e conquistamos, temos ainda muito trabalho pela frente”, finaliza. 

Outras Notícias
+ Notícias
Agenda local
Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Oeste
Rua João Ormindo de Rezende, 686
CEP: 87400-000
Telefone: (44) 3676-8150
 
Webmail | Intranet | Ouvidoria | Internet | Sistema Saúde
Cidade Governo Serviços Transparência
Imprensa Fale Conosco
Localização
Histórico
Gabinete do Prefeito
Secretarias
Programas
Telefones
Agenda
Defesa Civil
Prestação de Contas
Licitações
Legislação
Notícias
Fotos
Vídeos
Ouvidoria