Sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021
Visualizada: 216 vezes
Ouvir matéria
De acordo com dados atualizados nesta quinta-feira (25) pela 12ª Regional de Saúde, a Macronoroste – região a que se reportam os pacientes de Cruzeiro do Oeste/PR – atravessa um período de insuficiência de leitos para atendimento da demanda de pessoas com complicações resultantes da Covid-19.
Neste momento, 60 pacientes, com idades entre 20 e 89 anos, aguardam por uma vaga hospitalar. “Estamos vivendo o pior momento da pandemia”, afirmam os coordenadores regionais.
Em Cruzeiro do Oeste, há um paciente na Unidade Sentinela aguardando vaga para leito no momento. Todavia, há munícipes internados em outros Municípios de referência.
Diante do cenário regional, o Município adquiriu um aparelho respirador para que, caso o paciente evolua para o quadro de intubação, seja possível a estabilização imediata.
A Unidade Sentinela também foi adequada com três novos leitos para que o paciente possa aguardar sua vaga assistido pela equipe médica e de enfermeiros 24 horas.
Embora muitas cidades estejam enfrentando a escassez de oxigênio, Cruzeiro do Oeste está atendendo todos os pacientes que necessitam de oxigênio, viabilizando, inclusive, o transporte de pacientes.
Importa ressaltar que os dados apontam a mudança no quadro da doença que está afetando um público mais jovem. Acredita-se que devido à mutação do vírus, não há um indicativo real dos pacientes que irão se agravar, dependendo do sistema imunológico de cada indivíduo.
Por isso, as ações preventivas de higienização e isolamento social devem ser redobradas, tendo em vista o colapso do sistema de saúde da Macronoroeste.
Cruzeiro do Oeste se destaca no CREXE 2025 com 19 medalhas e 12 troféus
Cada lixo tem seu lugar: saiba como fazer o descarte correto em Cruzeiro do Oeste