Segunda à Sexta: Das 08H às 11H30Min. Das 13h às 16H30Min.
Segunda à Sexta: Das 08H às 11H30Min. Das 13h às 16H30Min.

Assistência Social encerra campanha Maio Laranja com importantes ações contra o abuso e exploração sexual infantil

3 - SAÚDE E BEM ESTAR 4 - EDUCAÇÃO DE QUALIDADE 16 - PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES EFICAZES

Sábado, 31 de maio de 2025

Visualizada: 224 vezes


Ouvir matéria

Durante todo o mês de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Cruzeiro do Oeste, por meio do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), desenvolveu diversas ações dentro da campanha Maio Laranja, que tem como principal objetivo o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil.

Sob a liderança da secretária Eliana Cerci, a Assistência Social e o CREAS promoveram palestras com os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além de ações com os participantes do grupo de idosos Arte do Saber e do projeto Fazendo a Diferença, também coordenados pelo CREAS.

A campanha contou ainda com a produção de materiais gráficos, como outdoors campanhas em redes sociais e site oficial do município, ampliando o alcance das informações e orientações ao público.

Um dos grandes destaques desta edição foi a parceria com a Secretaria Municipal de Educação, liderada pela secretária Jaqueline Pacheco. Cada escola municipal foi incentivada a trabalhar o tema de forma livre e criativa, desenvolvendo atividades de conscientização com os alunos com elaborações de atividades, apresentações e confecção das tradicionais florzinhas alaranjadas, símbolo da campanha.

O ponto alto da campanha é o dia 18 de maio, reconhecido nacionalmente como o Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data carrega um forte apelo de conscientização: todos os anos, mais de 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no Brasil, e a estimativa é que apenas 7,5% desses casos sejam denunciados às autoridades.

Com o lema “Precisamos falar sobre isso”, o Maio Laranja reforça que combater essa violência exige informação, diálogo e envolvimento de toda a sociedade.

A campanha em Cruzeiro do Oeste contou com o apoio total da Prefeitura Municipal e do Prefeito Armandinho, que não mede esforços para garantir que ações de prevenção, orientação e proteção às nossas crianças e adolescentes sejam realizadas com seriedade e responsabilidade.

 Veja Também